Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 22 de maio - Santa Rita de Cássia

quarta-feira, 22 de maio de 2013

22 de maio - Santa Rita de Cássia

Anel Nupcial e Rosário
Entrando no antigo mosteiro é possível ver o interior de um pequeno quarto que (cela, conforme denominação antiga), no tempo de Santa Rita, era usado para correção de eventuais faltas consideradas graves contra o Evangelho e contra as normas das religiosas.
Santa Rita de Cássia
Anel Nupcial de Santa Rita
Santa Rita de Cássia
O Rosário de Santa Rita
À diferença das outras, esta é desprovida de janelas e possui um espinho à porta.
Dentro desta cela, em um relicário, está o ANEL NUPCIAL de Santa Rita, formado por duas mãos que se entrelaçam. Tem um grande valor simbólico, pois recorda que um amor autêntico exige fidelidade.
Em outro relicário se contempla o ROSÁRIO de Santa Rita, muito semelhante àquele que aparece pintado nas mãos da Santa em antigas iconografias. Este rosário realça um outro elemento importante da espiritualidade de Santa Rita: seu amor filial a Maria, Mãe de Deus e imitação das suas virtudes.
As rosas sempre estiveram associadas a Santa Rita, devido ao prodígio das rosas e dos figos ocorrido num ano de rigoroso inverno, período em que estas flores e frutos não são produzidos pela natureza. Há diversos testemunhos que relatam este episódio. Eis um breve relato de uma biografia de 1628:
No mais rígido inverno, estando já tudo coberto de neve, uma boa senhora, parente de Santa Rita (sua prima), foi visitá-la. Ao partir perguntou-lhe se desejava alguma coisa de casa. Respondeu-lhe Santa Rita que desejava uma rosa e dois figos do seu jardim.
Sorrindo, a boa senhora, pensou que (Santa Rita) estivesse delirando por causa da gravidade de sua enfermidade, e se foi. Quando chegou em casa, aproximando-se do jardim, viu sobre o espinhal, sem nenhuma folha e coberta de neve, uma belíssima rosa, e sobre a figueira, dois figos bem maduros. Maravilhada pelo acontecido tão contrário à estação e à qualidade do clima muito frio, vendo a flor e os frutos milagrosos, recolheu-os e levou-os a Santa Rita.
Em memória a tal prodígio, as religiosas cultivam, no mosteiro de Santa Rita, um belíssimo roseiral, conforme podemos ver pela imagem que aqui temos.
Santa Rita de Cássia
O Roseiral de Santa Rita
Perfil Histórico de Santa Rita
Santa Rita nasceu em 1381 e morreu aos 22 de maio de 1457. Estas duas datas tradicionais foram consideradas corretas pelo Papa Leão XIII quando a proclamou Santa no dia 24 de maio de 1900.
Rita, filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, e foi batizada com o nome de Margarida (MargaRITA) em Santa Maria do Povo, também em Cássia. Seus pais eram "pacificadores de Cristo" nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Deram o melhor de si mesmo na educação de Rita, ensinando-a, inclusive a ler e escrever.
Santa Rita de Cássia
Aos 16 anos Rita se casou com Paolo di Ferdinando Mancini, jovem de boas intenções, mas vingativo. Tiveram dois filhos. Com uma vida simples, rica de oração e de virtudes, toda dedicada à família, ela ajudou o marido a converter-se e a levar uma vida honesta e laboriosa. Sua existência de esposa e mãe foi abalada pelo assassinato do marido, vítima do ódio entre facções.Rita conseguiu ser coerente com o Evangelho perdoando plenamente todos aqueles que lhe causaram tanta dor.Os filhos, ao contrário, influenciados pelo ambiente e pelos parentes, eram inclinados à vingança. A mãe, para evitar que se destruíssem humana e espiritualmente, pediu a Deus que tirasse a vida deles, pois ela preferiu vê-los mortos que manchados com sangue da vingança.
Ambos, ainda jovens, viriam a falecer em conseqüência de doenças naturais.
Rita, viúva e sozinha, pacificou os ânimos e reconciliou as famílias com a força da oração e do amor; só, então, pôde entrar no mosteiro agostiniano de santa Maria Madalena, de Cássia, onde viveu por 40 anos, servindo a Deus e ao próximo com uma generosidade alegre e atenta aos dramas do seu ambiente e da Igreja do seu tempo.
Nos últimos 15 anos Santa Rita teve sobre a testa o estigma de um dos espinhos de Cristo, completando, assim, na sua carne os sofrimentos de Jesus.
Foi venerada como santa imediatamente após a sua morte, como atestam o sacófago e o Códex miraculorum, ambos documentos de 1457-1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, na urna de prata e cristal fabricada em 1930. Recentes exames médicos informaram que sobre a testa, à esquerda, existem traços de uma ferida óssea (osteomielite). O pé direito apresenta sinais de uma doença sofrida nos últimos anos, talvez uma inflamação no nervo ciático. Sua altura era de 1,57m. O rosto, as mãos e os pés estão mumificados, enquanto que sob o hábito de religiosa agostiniana existe, intacto, o seu esqueleto.

AS MENSAGENS DE SANTA RITA
Não existem livros, cartas ou diários escritos por Santa Rita. A sua mensagem provém de sua vida simples e heróica. Santa Rita é uma grande evangelizadora. Ela não anuncia a si mesma, mas o Senhor Jesus e a força do seu Mistério Pascal de cruz e Ressurreição. Santa Rita é a manifestação vigorosa do Espírito Santo, que fala e age também na Igreja e no mundo de hoje.

1. MENSAGEM ÀS MULHERES
Santa Rita, antes de mais nada, quer transmitir sua mensagem às mulheres de todas as idades e condições, porque ela conhecer pessoalmente os papéis femininos de filha, esposa, mãe, viúva e religiosa.
Santa Rita anuncia à mulher, o evangelho da liberdade, liberdade der ser ela mesma, de defender a própria dignidade e a de quem é mais fraco.
Ela proclama o evangelho da interioridade, porque sem esta, não existe liberdade, e as coisas passageiras podem facilmente seduzir e escravizar o coração.
Santa Rita encarna o evangelho do serviço, porque somente quem perde a própria vida por amor a encontra verdadeiramente.
2. MENSAGEM AOS CÔNJUGES
Santa Rita anuncia aos esposos o evangelho da fidelidade ao próprio cônjuge.
Ela proclama o evangelho do perdão, porque quem erra anda errante e somente será ajudado se não for condenado por nós.
3. MENSAGEM AOS PAIS
Aos pais, Santa Rita anuncia o evangelho da coerência, porque, de fato, só se é educador pelo exemplo.
Ela anuncia o evangelho da confiança, para que, a família, egoisticamente, não se feche ao futuro e não destrua a vida.
Ela proclama o evangelho da oração, porque abrir-se a Deus, significa construir a própria família sobre a rocha.
4. MENSAGEM AOS JOVENS
Santa Rita se dirige aos jovens de hoje como uma mãe aos próprios filhos.
Ela anuncia aos jovens o evangelho da esperança, porque a vida tem sentido, porque Deus nos ama e não nos deixa sozinhos.
Ela proclama o evangelho da obediência, porque somente partindo da humildade se constroem grandes coisas
Santa Rita anuncia aos jovens o evangelho da generosidade, porque com esforço próprio pode-se superar a lógica do ódio e da violência.
5. MENSAGEM A QUEM SOFRE
A quem sofre Santa Rita anuncia o evangelho da proximidade do Deus Crucificado, Consolador e Salvador.
Ela proclama o evangelho da fortaleza em carregar a própria cruz junto a Cristo.
Santa Rita encarna o evangelho da compaixão, porque sofre com quem sofre e socorre todo sofrimento com a sua poderosa intercessão.
6. MENSAGEM AOS CONSAGRADOS
À pessoa consagrada (religiosos e religiosas) Santa Rita anuncia o evangelho da alegria que surge da doação total a quem vale muito mais do que o cêntuplo: o Senhor Jesus.
Ela proclama aos consagrados o evangelho da comunhão, porque na tensão em configurar-se a Cristo "não mais exista homem ou mulher, e todas as divisões sejam superadas".
Enfim, a todas as pessoas que encontra, Santa Rita anuncia o evangelho da paz universal, para que sejamos todos sempre irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai.
Fonte: www.santarita-oar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.