Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de Maio - Dia internacional das Famílias

quarta-feira, 15 de maio de 2013

15 de Maio - Dia internacional das Famílias

Não existe um conceito único nem um consenso universal sobre o que é uma família.
As famílias são demasiado diferentes e dinâmicas para caberem em classificações redutoras ou serem definidas rigidamente.
Contudo, em todas as culturas a família constituiu o quadro natural no qual os seres humanos -- e em especial as crianças -- podem receber o alimento e apoio emocional, financeiro e material que são indispensáveis para o seu desenvolvimento.
A celebração tradicional do 15 de Maio como Dia Internacional das Famílias centra-se neste fator fundamental de coesão social e de coexistência.
Uma estrutura familiar forte conduz ao bem-estar dos seus membros e da sociedade em geral.
É no seio da família que as crianças podem aprender valores positivos que as guiarão durante o resto da vida e é também no seio da família que as pessoas podem aprender lições essenciais sobre a igualdade, a tolerância e a partilha de responsabilidades.
Embora as famílias sejam os motores do desenvolvimento, são também suas beneficiárias.
Quando o desenvolvimento é lento ou inexistente, a capacidade de as famílias satisfazerem as necessidades dos seus membros é afectada.
E, quando o desenvolvimento é prejudicado pelos conflitos e prevalece a instabilidade, as famílias também são prejudicadas, o que priva as sociedades de um elemento essencial de construção da paz e da prosperidade.
As famílias podem ser verdadeiros bastiões de valores e progresso humano.
Envidemos, pois, todos os esforços para criar as condições de que as famílias precisam para realizar plenamente as suas potencialidades.
Fonte: MSST - Portugal; Unesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.