Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 10 de maio - Dia Mundial do Lúpus

sexta-feira, 10 de maio de 2013

10 de maio - Dia Mundial do Lúpus

Dia Mundial do Lúpus
Comemoração, dia 10 de Maio, visa alertar para necessidade de reforçar investigação e melhorar assistência aos doentes.
Comemora-se no dia 10 de Maio o Dia Mundial do Lúpus. O objetivo consiste em alertar para a necessidade de aumentar a investigação e o conhecimento público sobre a doença e os cuidados prestados aos doentes.
O Dia Mundial do Lúpus foi comemorado, pela primeira vez, em 2004, no Reino Unido, por um grupo de representantes de organizações de 13 países.
O QUE É
O lúpus eritematoso sistêmico, muitas vezes abreviado para LES ou lúpus é uma doença auto-imune sistêmica (doença do tecido conjuntivo), que pode afetar qualquer parte do corpo. Tal como ocorre em outras doenças auto-imunes, o sistema imunitário ataca as células do corpo e os tecidos, resultando em inflamação e danos nos tecidos. É uma hipersensibilidade do tipo III de reação em que os complexos anticorpo-imunes precipitam e provocam uma resposta imunitária.
LES na maioria das vezes prejudica o coração , articulações , pele , pulmões , vasos sanguíneos , fígado , rins e sistema nervoso. O curso da doença é imprevisível, com períodos de doença (chamadas chamas ), alternando com remissões. A doença ocorre nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente em mulheres em idade de gestação 15 a 35, e também é mais comum em pessoas de ascendência não-europeia.
Não há cura para o LES. Ele é tratada com imunossupressão, principalmente com ciclofosfamida , corticosteróides e outros imunossupressores. LES pode ser fatal. A sobrevivência para pessoas com LES nos Estados Unidos, Canadá e Europa aumentaram para aproximadamente 95% , em cinco anos , 90% em 10 anos, e 78% em 20 anos, e agora se aproxima dos controles pareados sem lúpus.
O lúpus eritematoso sistêmico geralmente apresenta entre as idades de 3 e 15 anos, com as meninas superando meninos 04:01 e as manifestações típicas da pele sendo a erupção borboleta no rosto e fotossensibilidade.
No século 18, quando o lúpus estava apenas começando a ser reconhecido como uma doença, pensava-se que ele foi causado pela mordida de um lobo. Isso pode ter sido por causa da característica erupção cutânea característica do lúpus. (Uma vez completa, a rodada, erupções cutâneas em forma de disco curam de dentro para fora, deixando uma marca de mordida)

Sinais e sintomas

Dia Mundial do Lúpus
O LES é uma das várias doenças conhecidas como " os grandes imitadores ", porque, muitas vezes, imita ou é confundida com outras doenças. LES é um item clássico no diagnóstico diferencial, porque os sintomas do LES variam muito e vem e vão de forma imprevisível. O diagnóstico pode, assim, ser evasivo, com algumas pessoas que sofrem sintomas inexplicáveis de LES sem tratamento por anos.
Queixas iniciais e crônicas mais comuns incluem febre, mal-estar, dores articulares , mialgias , fadiga e perda temporária de habilidades cognitivas. Porque eles são muitas vezes vistos com outras doenças, estes sinais e sintomas não fazem parte dos critérios diagnósticos para LES. Quando ocorrem em conjunto com outros sinais e sintomas, contudo, eles são considerados sugestivos.
Fonte: www.min-saude.pt e en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.