Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O Dia das Mães deste ano cairá no dia 12 de maio

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Dia das Mães deste ano cairá no dia 12 de maio

Em 2013 o Dia das Mães cairá no dia 12 de maio e sempre é comemorado no segundo domingo de maio, por isso, a cada ano pode ter uma variação de data. Uma curiosidade da data é que em Portugal ela é comemorada no primeiro domingo de maio.
A data do dia das mães tem origem nos Estados Unidos que foi uma iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou o evento em 1865 chamados de Mother’s Friendship Days que foi uma iniciativa para melhorar as condições dos feridos após a Guerra da Sucessão. A ativista ainda criou em 1858 a Mother's Days Works Club com o fim de diminuir a mortandade entre as crianças de famílias das classes trabalhadoras.

Mas, que é reconhecida como a idealizadora da data do Dia das mães foi a metodista Anna Jarvis, filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da mãe criou um memorial à mãe e também iniciou uma campanha para criar de fato a data e ela teve sucesso finalmente em oito de maio de 1914 quando a data foi aprovada no Congresso dos Estados Unidos, onde é também comemorado no segundo domingo de maio.

Já no Brasil a origem da institucionalização da data foi um pouco diversa foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas que também oficializou o Dia das mães para o segundo domingo de maio. E em 1947, foi incluída no quadro de comemorações da Igreja Católica que adotou a data em referência a Maria, mãe de Jesus.

Hoje, a data se tornou uma data extremamente comercial, o que é uma infelicidade para uma data tão importante. Não deixe de dar um abraço bem apertado na sua mãe nessa data e se poder der um belíssimo presente de dia das Mães 2013, pois ela merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.