Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Designer - Torne a sua vida mais fácil com o Fotolia do Adobe CS6

terça-feira, 23 de abril de 2013

Designer - Torne a sua vida mais fácil com o Fotolia do Adobe CS6

Encontrar a imagem perfeita para o seu projeto tornou-se ainda mais fácil – e rápido – com o novo plug-in da Fotolia para Adobe Creative Suite. Agora, poderá procurar e baixar imagens surpreendentemente acessíveis diretamente no Adobe Photoshop, Illustrator e no InDesign. 
Imagens:
Couple on a beach © haveseen #40406413
http://br.fotolia.com/id/40406413
sea life card © nem4a #32626477
http://br.fotolia.com/id/32626477
Statue of Liberty © Perseomedusa #41521923
http://br.fotolia.com/id/41521923
Summer offer stickers. © Olena Pantiukh #32105352
http://br.fotolia.com/id/32105352
Todos os designers sabem que procurar a imagem certa leva um bom tempo. O Plug-in da Fotolia torna esse processo muito mais simples, ao integrar a pesquisa de imagens diretamente no Adobe Photoshop, Illustrator e no InDesign. 


Passo 1
Baixe e instale o plug-in. http://br.fotolia.com/adobeplugin 
 Uma vez baixado, o plug-in da Fotolia é instalado com o “Adobe Extension Manager”.
O Adobe Extension Manager CS6 irá instalar o plugin em todos os programas compatíveis.
Inicie o Photoshop, selecionando do menu Windows> Extensions> Fotolia.
O plug-in irá abrir uma caixa de diálogo com várias opções – a primeira é para a sua conta Fotolia. 
Defina as pastas onde ficarão armazenados os arquivos comprados e as miniaturas (“comps”). 
O painel da Fotolia está perfeitamente adaptado à interface do Photoshop e quando usado juntamente com a Mini Bridge, torna-se um recurso verdadeiramente incrível para a gestão das suas imagens. 
Passo 2
Configure e use o painel da Fotolia 
O painel da Fotolia apresenta 3 abas principais: “conta”, “pesquisa” e “galeria”.
Na aba “conta”, poderá introduzir informações da conta da Fotolia para efetuar compras automaticamente no Photoshop, Illustrator ou no InDesign. 
A partir da aba “pesquisa” poderá pesquisar imagens e aplicar várias definições para filtrar os resultados da sua pesquisa. 
A aba “Galeria” reúne os resultados do seu fluxo de trabalho: nesta aba poderá adicionar uma imagem ao seu lightbox, baixar miniaturas (“comps”), comprar arquivos e muito mais. 
 É fantástico poder adquirir imagens sem ter que sair do Photoshop! E não só: o melhor é que a imagem adquirida está imediatamente disponível para edição. 
 O Plug-in de Fotolia permite-lhe sair do painel e continuar com a compra no site Fotolia. Eu prefiro a solução integrada, porque nunca tenho de sair do Photoshop. 
 Passo 3
Usando o plug-in da Fotolia em projetos 
Suponha que queremos construir rapidamente um pequeno cartaz para um projeto de última hora. Digamos que o cliente pretende promover pacotes de férias para a Tailândia. Necessitamos de imagens encantadoras de alta resolução e alguns elementos vetoriais para nos ajudar a criar uma aparência personalizada.
Os planos de assinatura da Fotolia são perfeitos para estas situações – poderá baixar fotos e vetores, tudo a preços bem acessíveis. 
Abra o Photoshop e crie um novo arquivo no menu “Arquivo”. 
 Comece por abrir o menu da extensão da Fotolia no Photoshop e pesquise inserindo palavras-chaves na barra de pesquisa. Depois de encontrar a imagem certa, adicione-a ao carrinho de compras e baixe o arquivo. 
 O estado do download fica visível no plug-in da Fotolia… Quando acaba, as fotos serão armazenadas na pasta especificada (pasta de arquivos comprados).
Coloque a imagem no Photoshop CS6 arrastando e soltando a imagem da janela do plug-in para a nova janela do documento. 
 Agora, vamos procurar outras imagens para completar o projeto. 
 Para personalizar a imagem, vamos ajustar as cores, as máscaras de camada das duas imagens e definir o tom e a saturação. 
 Passo 4
Integrando elementos vetoriais 
Vamos inserir uma ilustração vetorial para adicionar algum interesse à imagem.
Abra o Adobe Illustrator CS6, e vá ao menu Janela > Extensões > Fotolia e pesquise por elementos vetoriais. Defina a sua pesquisa como “somente arquivos vetoriais”, através das opções de filtragem da pesquisa avançada.
 Em apenas alguns cliques, temos elementos vetoriais completamente personalizáveis e prontos para usar. 
Selecione o elemento vetorial com a ferramenta Seleção, copie-o – ctrl c (cmd c) e coloque-o na nossa foto no Photoshop CS6.

Ao colar no Photoshop CS6, temos 4 opções. Eu recomendo a escolha de “Smart Object”, pois permite que mantenha o arquivo vetorial e que o edite no Illustrator, simplesmente clicando duas vezes sobre ele. 
Uma vez que colamos a imagem no Photoshop, podemos voltar ao Illustrator e pesquisar mais elementos e alterar as cores e as formas.  Poderá também pesquisar por vetores no Photoshop. Optei por buscar no Illustrator, pois quero aceder mais rapidamente a ferramentas de edição. 
 Usando o copiar e colar, coloque a imagem “Special Offer” no Photoshop. Para concluir o projeto, use os efeitos de ferramenta de texto e os efeitos de camada incluindo a sombra e o brilho. 
 O plug-in da Fotolia pesquisa imagens de uma forma rápida e eficaz. Execute rapidamente aqueles projetos de última hora – nunca mais terá de alternar para cima e para baixo entre seu navegador e o CS6 na busca de imagens.
É claro que os mesmos conceitos se aplicam para criar ilustrações mais complexas. É importante que os artistas sejam criativos e que não “cacem” imagens na Internet ou percam tempo passando de um aplicativo para outro. É por isso que eu confio na Fotolia! 
Por Jean Carlo do Canal Photoshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.