Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: CULTURA NO NORDESTE - SEMANA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL EM NATAL-RN

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CULTURA NO NORDESTE - SEMANA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL EM NATAL-RN

A Secretaria de Estado da Educação - RN, preparou uma programação especial para hoje e amanhã (17 e 18 de abril), em comemoração à Semana Nacional do Livro Infantil. Das 8h às 11h, durante os dois dias, haverá, no auditório Angélica Moura, debates, palestras, apresentações culturais e exposições, com a participação de professores, especialistas em leitura e alunos das escolas estaduais. O auditório fica no primeiro piso do prédio da secretaria.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da Literatura Infanto-Juvenil brasileira. Destacou-se na literatura infantil com a publicação da história A menina do nariz arrebitado, que teve grande repercussão. Em seguida, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O sítio do pica pau amarelo, que foi transformado em seriado para a televisão nos anos oitenta e no final dos anos noventa.
Um dos pontos fortes da programação da Semana do Livro Infantil é a apresentação do texto base do Plano Estadual do Livro e da Leitura. No último dia 11 de abril, a Secretaria de Estado da Educação abriu consulta pública para o documento, elaborado preliminarmente por técnicos da secretaria, com o apoio de especialistas da UFRN, UERN e Instituto Kennedy. O texto está disponível no site www.educacao.rn.gov.br e os interessados podem fazer o download e encaminhar suas sugestões para o e-mailconsultadolivro@rn.gov.br.
Com a chamada pública, o governo abre o documento-base para alterações e sugestões de todos aqueles que desejam contribuir de alguma forma, sejam leitores, escritores, bibliotecários, livreiros, desenhistas, ou a sociedade em geral. A sociedade civil terá até o dia 11 de maio para opinar. Até lá, serão realizadas audiências públicas e fóruns, para discutir o tema.
Para a secretária Betania Ramalho, a importância da leitura na formação social de um indivíduo deve ser o norte de toda a política de letramento de um país, de um estado e de um município, pois é através desta prática social que se desenvolve a criticidade, condição indispensável para o exercício da cidadania.
Nesse contexto, a finalidade do Plano Estadual do Livro e da Leitura é envolver todas as disciplinas do currículo no campo das práticas leitoras, onde cada professor assuma o papel de formar leitores através de atividades, seja no livro didático, seja no espaço da biblioteca, seja em outros meios discursivos.
A principal dimensão do plano é o estabelecimento de princípios e orientações teórico-metodológicas para a realização dos Programas de Leitura e do Livro no Estado, através da integração e fomento das diversas atividades formativas que possam nortear a prática pedagógica docente, em todas as áreas do conhecimento, com a finalidade de desenvolver nos estudantes uma competência leitora crítica.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LIVRO INFANTIL
QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL
Local: Auditório Angélica Moura (SEEC)
Exposição temática: Mundo literário infantil lobatiano
8h – Solenidade de abertura
8h15 – Apresentação Artística Literatura de Cordel
Exposição do cordel O lagarto do Falhiço
Cordelista Marcos Medeiros
Exposição do cordel A cura da humanidade
Cordelista Rariosvaldo Oliveira
9h – Apresentação da versão preliminar do documento base do Plano de Leitura e do Livro do Rio Grande do Norte – PELLRN
Profa. doutoranda Rejane Souza
9h15 - Palestra: A importância de Monteiro Lobato no universo da literatura infantil e juvenil
Profa. e escritora Salizete Freire
9h45 – Mesa redonda A literatura infantil e juvenil em terras potiguares
Escritores potiguares - José de Castro, Rosa Régis, Flauzineide Machado
Mediadora: Profa.Dra. Rouseane da Silva Paula
11h – Encerramento
15h - Inauguração da Biblioteca Prof. Genar Pereira Local: E. E. Manoel Villaça)
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL
Local: Auditório Angélica Moura (SEEC)
8h – Apresentação Cultural
Maria das Dores da Silva Timóteo da Câmara
8h30 – Relato de Experiências
E. E. Luis Antônio: Projeto de Leitura (diretora Carmem Lúcia Pereira e coordenadora pedagógica Sheila Alves)
8h40 - Profª Maria Juraci de Araújo – “Juraci e os Escritores Mirins”. Escola Estadual Teônia Amaral.
8h50 – Relato de Experiência: Uma história de sucesso com a leitura e o livro
Danilo Bezerra Vieira
9h - Apresentações
E. E. Josefa Sampaio: Conto e Coral Flauta Doce (professores Roberta Pires e Gabriel Martins)
E. E. Edgar Barbosa: Exposição Projeto Crônicas, Poesias e Canções (professoras Gilmária Chaves, Mª das Mercês Câmara e Selma Regina Silva)
11h – Encerramento
15h – Reinauguração da Biblioteca Getúlio Alves (Local: E. E. Prof. Luís Antônio)

Fonte: NatalPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.