Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual é o melhor antivírus? Pago ou Gratuito?

quinta-feira, 28 de março de 2013

Qual é o melhor antivírus? Pago ou Gratuito?

segurança e vírus no computador

Nenhum computador deve ficar sem antivírus, é ele que irá protege-lo de pessoas más intencionadas que invadem e roubam informações, mas no meio te tantos softwares, qual é o melhor antivírusPago ou gratuito?

Antivírus gratuito

  • Você não terá nenhum custo com esse tipo de software, e mesmo assim irá proteger o seu sistema e seus dados, apesar de não exercer a mesma proteção do que um pago.
  • Hoje já se encontram antivírus gratuitos que possuem uma média quantidade de ferramentas mais eficientes do que nas versões mais antigas.
  • A maioria dos AVS gratuitos são mais leves e consomem poucos recursos da máquina.

Antivírus pago

  • Geralmente os antivírus pagos possuem mais recursos e ferramentas, que ajudam mais na proteção.
  • A maioria dos softwares de segurança pagos são quase sempre automáticos e requerem mais atualizações, o que é bom, pois assim o banco de dados sempre estará atualizado deixando o computador mais seguro.
  • Segundo pesquisas, os antivírus pagos protegem quase o dobro em comparação aos gratuitos.

Como funciona a atualização de um antivírus?

Vacina de antivírus
As atualizações são ações realizadas pelos AVs de enviar dados do computador ao “banco de dados de vírus” para servidores e receber dados de novas ameaças que estão espalhadas pela web, ou seja, é a troca de informações de vírus entre o servidor e o computador como se fosse uma vacina contra novos invasores.
Você deve analisar os 3 fatores mais importantes, tanto na escolha,  como na análise do melhor antivírus, seja ele um software pago ou gratuito:

Seu perfil

Um dos fatores é saber definir bem o seu perfil, pois não irá adiantar ter um ótimo antivírus se você não baixa nada ou entra em muitos sites desconhecidos. Se você não é um internauta que navega muito pela web, conhece muitos sites por dia e baixa vários softwares, então um antivírus gratuito servirá.
pc - security
Caso você seja um internauta muito ativo e que principalmente baixa muitos programas, filmes, jogos, etc. Você terá que recorrer a um AV pago.

Recursos

Outro fator importante é o recurso que um AV possui. Se você prefere um antivírus cheio de ferramentas, proteção de e-mail, anti-phishing e outros recursos, recomendamos a compra de um.

Detecção de vírus

Procurando vírus
Com certeza esse é o principal fator que influencia e muito na hora da escolha de um antivírus, pois um antivírus que possua várias ferramentas, mas não consegue detectar ao menos 50% dos vírus, não adianta.
Infelizmente os melhores AVs em termos de detecção de vírus são pagos, mas isso não quer dizer que os AVs gratuitos também não detectem bem ameaças.

Jogo de marketing

O que muitos não sabem é que por trás dos antivírus gratuitos existe um jogo de marketing escondido. Segundo um artigo do “O blog do seu PC” o mercado empresarial é muito mais lucrativo do que o doméstico, por isso que os antivírus que se dizem ser grátis na verdade não são, pois eles fazem essa distribuição gratuita para espalhar a marca e deixar o programa mais conhecido no mercado empresarial.

Você nunca estará protegido totalmente

invasão do computador

Infelizmente, nenhum antivírus, seja ele pago ou não, nunca te protegerá 100% de todas as invasões, roubos de senhas e de dados, pois a cada minuto é lançada uma nova ameaça na web. Quanto mais usuários usarem e quanto mais famosa for à marca do AV, mais fácil e maior será os riscos de quebra de sua segurança, desse modo terá mais hacks tentando burlar o seu sistema e possivelmente mais vírus espalhados na internet.

Conclusão

Você saberá qual é o melhor antivírus analisando o seu próprio perfil e suas necessidades, mas o que acha de um antivírus pago? E gratuito? Deixe o seu comentário abaixo, será importante sabermos :).

Fonte: http://www.ynternix.com/antivirus-pago-x-antivirus-gratuito/#ixzz2Og6FeiQ0

3 comentários:

  1. 1-Se você usa alguma distribuição linux e mantêm o sistema sempre atualizado não a necessidade de ter um antivirus.

    2-Não é pelo fato do antivirus ser pago, que ele será melhor que um antivirus free.

    3-Hoje em dia existem vários antivirus free, que consegue manter o usuário bem protegido e sem que seja necessário pagar por um antivirus não free.
    *Exemplo do Comodo Internet Security Premium 2013, que possui proteção Antivirus, Firewall, DNS e ainda vem acompanhado com o Sandbox.
    Entre outros tambem...
    *Bitdefender cloud free
    *Panda cloud free
    *Avg free 2013
    *Avast free 8.

    Lembrando que a melhor segurança para o seu pc é a pessoa que fica na frente dele.

    Mais se mesmo assim achar que não está completamente protegido, então seria o caso de instalar uma distro linux, emular o windows dentro da distro linux, bloquear partição windows contra escrita, copia e exclusão da partição e de quebra instalar o deep freeze no windows para que o mesmo quando for reinicializado apague tudo que foi feito anteriormente.

    Creditos: Vitor Luna

    ResponderExcluir
  2. Eu uso o NUV3M, antivirus online barato e seguro. E mesmo sendo pago, meu pc não ficou lerdo. Recomendo mesmo. ( http://www.nuv3m.net/servicos-computacao-nuvem/antivirus-online/ ). Parabéns pelo post.

    Beijos,
    Gio

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente gosto bastante do BAV (Baidu Antivírus).
    Baixei por indicação de um amigo e estou curtindo bastante. O programa é super leve, roda tranquilo
    e não deixa passar nada É um dos poucos que realmente cumpre tudo o que promete!
    Proteção 100%
    Quem quiser testar, o link para baixar é esse: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.