Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas Gráficas - Cada macaco no seu galho

terça-feira, 19 de março de 2013

Dicas Gráficas - Cada macaco no seu galho



Os arte finalistas, sejam de agências ou pré-impressão gráfica, deparam-se em seu dia a dia com muito macaco fora do galho como canta Caetano em "Cada macaco no seu galho". É frequente vermos anúncios, folders e outros materiais que contém textos, ilustrações vetoriais num programa de tratamento e edição de imagens, ou mesmo documentos com várias colunas de texto num programa de ilustração. Para que tudo saia bem no seu trabalho impresso é importante que se respeite a natureza dos aplicativos. Por mais que eles tenham avançado com o update das versões e que tenham integrado recursos variados para facilitar a vida do usuário, nem sempre isso é funcional no que concerne a produtividade.
Muitos profissionais que não respeitam as características dos aplicativos, podem até afirmar que não têm nenhum problema e que o seu material é produzido de forma satisfatória. Nem sempre é possível ter noção do grau de qualidade que estão perdendo ou do que ganhariam se levassem a risca todas as etapas do processo.
Podemos classificar os programas de DTP (Desktop Publishing) em 3 categorias:

Tratamento e edição de imagens bitmap

Editam e criam arquivos baseados em bitmaps. Para redimensionar esses arquivos o aplicativo cria novos, pixels, se isso for feito de forma forçada a imagem poderá sofrer distorções. É imprescindível obter ou criar as imagens bitmaps na resolução correta. Os aplicativos mais populares são o Adobe Photoshop e o Corel Photo-Paint.

Ilustração Vetorial

Se baseiam em cálculos matemáticos ou vetores, podem ser redimensionados para qualquer tamanho sem perda de definição. São ideais para ilustrações, desenhos, gráficos e etc. Os aplicativos mais populares são o Adobe Illustrator, Corel Draw e Macromedia FreeHand.

Paginadores / Finalizadores

Comportam texto, arquivos bitmaped e ilustrações vetoriais nativos de aplicativos com as respectivas características, tem como objetivo produzir desde revistas e livros até jornais e anúncios publicitários. Os mais populares são Adobe InDesign, Adobe Page Maker e QuarkXPress.
Se vocês conseguirem integrar esses caras, serão bem mais felizes no seu dia a dia, e farão a alegria dos arte-finalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.