Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A Pascoá será comemorada no dia 31 de março, neste ano

domingo, 24 de março de 2013

A Pascoá será comemorada no dia 31 de março, neste ano

Neste ano a Páscoa será comemorada no dia 31 de março, domingo de páscoa, mas já na próxima sexta-feira se inicia o feriado, dia 28 de março. Ideal para quem pretende tirar férias no mês seguinte para emendar com a páscoa, ou seja, em abril.
História da Páscoa
Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vindo logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Páscoa acontece no primeiro domingo depois da lua cheia, nem antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.
E como fato interessante lembramos que a Páscoa em período anterior a Moisés, era um ritual que festejava a chegada da primavera entre os pastores nômades.
Os antigos judeus comemoravam a Páscoa, na primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte.
Embora tenha sua origem no Peseach, quando os judeus comemoram a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, a Páscoacelebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Páscoa, História, Origem Significado, Símbolos
E é na Páscoa que devemos refletir sobre a culpa, o perdão, a vida, o amor, a morte, a penitência, a solidariedade e a liberdade.
E como fato interessante lembramos que a Páscoa em período anterior a Moisés, era um ritual que festejava a chegada da primavera entre os pastores nômades.
Os antigos judeus comemoravam a Páscoa, na primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte.
Embora tenha sua origem no Peseach, quando os judeus comemoram a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, a Páscoacelebra a ressurreição de Jesus Cristo.
E é na Páscoa que devemos refletir sobre a culpa, o perdão, a vida, o amor, a morte, a penitência, a solidariedade e a liberdade.

HISTÓRIA DOS OVOS DE PÁSCOA

O Domingo de Páscoa é a ressurreição, simbolizada pelo ovo, significando o nascimento – a nova vida.
A tradição de oferecer ovos vem da China. No dia 15 de abril, ao abrir o seu ovo de Páscoa, lembre-se que a paciência chinesa é responsável por essa tradição.
Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.
Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca.
Os ovos eram dados de presente na Festa da Primavera.
O costume chegou ao Egito. Assim como os chineses, os egípcios distribuíam os ovos no início da nova estação.
Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa.
Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo após a Semana Santa. Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite.
Mas essa versão é contraditória, pois, na Idade Média, era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis.
O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.

SÍMBOLOS DE PÁSCOA

A Cruz da Ressurreição
Representa o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.
O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol de todo o rebanho (humanidade). Embora tido como símbolo da Páscoa cristã, o cordeiro já era muito importante na Páscoa judaica e nos cultos Teutónicos, onde era frequente o sacrifício de animais aos deuses.
Pão e Vinho
Representando o corpo e sangue de Jesus, o pão e o vinho são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O Círio
Vela de enorme dimensão que se acende no sábado de Aleluia, que simboliza "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
Coelhinho da Páscoa
Esta tradição nasceu na Alemanha, há muitos séculos, pelo que se dizia às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos pelos coelhinhos.
Ovos da Páscoa
Os ovos de Páscoa são um costume típico de muitos países. Quer sejam ovos de galinha pintados, tradicionais sobretudo na Polónia e na Ucrânia, quer ovos de chocolate envoltos em papel decorativo brilhante, recheados de amêndoas e enfeitados com bonitas fitas, segundo os costumes mais ocidentais, o que é certo é que os ovos fazem parte do nosso imaginário pascal.

O MAIOR OVO DO MUNDO

Além de ter-se tornado o centro da cultura Ucraniana da província canadense de Alberta, a cidade de Vegreville com 5.300 habitantes, tem mais um motivo para justificar a fama: o maior OVO de Páscoa conhecido! Não estamos brincando.
Este ovo, de nove metros de altura (!), decorado em tradicional estilo ucraniano, foi construído em 1975 para comemorar o centenário da fundação da Real Polícia Montada do Canadá em Alberta (embora não se possa ver a relação entre o ovo e a polícia). A rainha Elizabeth e o Príncipe Phillip inauguraram a plaqueta junto ao ovo durante a sua visita em 1978. O festival ucraniano é realizado em Vegreville durante a primeira semana de Julho.
Os ovos ucranianos de Páscoa são chamados "Psyankas". A fim de confirmar a declaração de Vegreville de que este é o maior do mundo.
Páscoa, História, Origem Significado, Símbolos

O SIGNIFICADO DOS COELHOS E DOS OVOS DE PÁSCOA

O coelho, apesar de ser um mamífero e por conseguinte não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos dePáscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade.
Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.
A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.
Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.

VALOR NUTRITIVO DOS OVOS DE PÁSCOA

O valor nutritivo dos ovos varia de acordo com o tipo de chocolate e de recheio que foram utilizados como matérias-primas. Abaixo, seguem alguns exemplos de Ovos de Páscoa com seus valores energéticos.
Ovos de Páscoa (100g)CaracterísticasCalorias
AvelãAo Leite564 calorias
Amêndoas e PassasAo Leite555 calorias
Castanha-do-ParáAo Leite561 calorias
CrocanteAo Leite520 calorias
PuroAo Leite540 calorias
CrocanteBranco565 calorias
TradicionalBranco542 calorias
Ovo dietIsento de Açúcar473 calorias
Ovo lightTeor Reduzido de Açúcar e Calorias395 calorias

DICAS PARA CONSERVAR MELHOR O CHOCOLATE

Para que a qualidade do chocolate seja mantida, alguns cuidados devem ser tomados na hora de guardá-lo. É indicado que os ovos permaneçam em local seco, ventilado e protegido de fontes de calor e de odores penetrantes.
Páscoa, História, Origem Significado, Símbolos

Por serem mais frágeis que os demais produtos de chocolate, recomenda-se também, um manuseio cuidadoso, evitando-se quedas e choques.

UMA PÁSCOA FELIZ

Páscoa vai muito além da simples troca de ovos. É um momento de reflexão e que remete à existência de Cristo tendo uma forte conotação religiosa.


Contudo, acordar de manhã e procurar os deliciosos e coloridos ovos, escondidos pelos coelhinhos da Páscoa, é um costume que não pode ser esquecido pois, além de ser muito divertido, nos faz recordar às inesquecíveis lembranças da infância!
Fonte: www.emporiovillaborghese.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.