Gramatura é o termo utilizado na área gráfica para identificar a espessura do papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Ao decidir a forma de impresso é necessário especificar o tipo do papel. Existem papéis específicos que servem para determinados impressos e têm os papéis ‘coringas’, que podem ser utilizados em qualquer impressão.

CapaSegundo o Dicionário Informal a gramatura é a medida da grossura e densidade de um papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Sua especificação foi padronizada pela norma ISO 536. Quanto maior for a gramatura, mais “grosso” será o papel.

Ex.: A gramatura desse papel é muito grande, ou seja, ele é muito grosso.

É importante especificar a gramatura na hora da escolha do material a ser impresso pois esse é um item essencial na compra.

Veja a seguir os tipos de papéis e suas gramaturas utilizados em cartões:

Papel Couchê: papel especial que recebe um revestimento de carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, para que sua superfície seja extremamente lisa, o que o torna de melhor qualidade para impressão gráfica. É usado com frequência para folhetos, revistas, cartazes, livros de arte, cartões de visita e outros impressos que necessite de excelência na expressão das linhas e traços da arte final.

Couchê 90g
Couchê 120g
Couchê 150g
Couchê 150g Uv Total Fr
Couchê 150g Uv Total Fr/Vr
Couchê 250g Uv Total Fr
Couchê 250g Uv Total Fr/Vr
Couchê 300g Uv Total Fr
Couchê 300g Uv Localizado
Couchê 300g Laminação Fosca
Couchê 300g Cantos Arredondados
Couchê Sem Verniz


Papel Reciclado: aparas gráficas, que depois de passar pelo processo de reciclagem é utilizado, não só para impressão, mas para diversas áreas do artesanato. A gramatura pode variar.
Reciclado 90g
Reciclado 240g

Papel Sulfite: é o papel mais comum utilizado em impressoras e fotocopiadoras. O mais usado é o A4 branco (21 cm X 29,7 cm). Em sua fabricação é adicionado sulfito de sódio, por isso o nome sulfite.
Sulfite 75g
Sulfite 90g


Papel Supremo: é resistente e possui um selante em uma das faces que proporciona brilho. É utilizado, basicamente, nas impressões de cartões de visita, capas de livro, displays, postais, ímãs de geladeira, calendários, pastas, cartões duplos, marcadores de página e tags.
.
Supremo 300g
Supremo Sem Verniz
Duplex 250g