Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Nada se cria, tudo se copia?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nada se cria, tudo se copia?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre isso. Mas, será que é verdade mesmo? Existem muitas formas de criar algo novo. Tudo bem, talvez não novo, mas diferente sim.


Já notou algum material gráfico com um elemento ou uma foto exatamente igual à que você viu em outro material? Isso é meio comum. Em um mundo onde as pessoas usam quase como um mantra a frase “Nada se cria. Tudo se copia”, existem poucas inovações realmente. E é também verdade que algo advém de outro. Todo o conhecimento que você possui será usado durante a sua vida para realizar várias tarefas, inclusive criativas. Quando você cria algo “novo”, está usando conhecimentos e elementos que já viu e/ou que fizeram parte da sua vida.
Entretanto, a resposta para o título desse artigo é não. A criatividade não morreu e nem vai, pois ela é extremamente importante até mesmo para a sobrevivência do ser humano. Mas voltemos à área gráfica.
Então você precisa criar um material diferente, inovador, incrível para um cliente. Comece utilizando as formas que você conhece para ativar a sua criatividade. Se não conhece nenhuma forma, já é hora de conhecer. A criatividade é algo muito importante para o trabalho.
Vamos a um exemplo prático. Você precisa colocar a imagem de um rosto humano no material gráfico do seu cliente. O que é melhor? Comprar uma foto em um banco de dados (que, aliás, pode ser usada por outras pessoas)? Ou fazer um desenho personalizado de um rosto? Acredito que a última opção é a mais indicada.
Mas como assim? Eu não sei desenhar!
Obs.: Tudo bem. Se você sabe desenhar, ignore essa frase. Mas continue lendo o artigo, ele será interessante para você também.
OK. Você não sabe desenhar. Mas você pode encontrar vários tutoriais pela internet, em forma de texto, áudio e até vídeo. Normalmente eles estão bem explicados. Você também pode modificar totalmente uma foto com o Photoshop, por exemplo. Se procurar no Google, você encontra vários tutoriais que explicarão como fazer isso. Como exemplo, vamos mostrar um tutorial em vídeo. Ele explica como desenhar um personagem no Corel Draw. Dá uma olhada e veja só como é bacana.



Gostou? Lembre-se de que quanto mais personalizado estiver o seu trabalho para o seu cliente, melhor o trabalho ficará. Então, mãos à obra!
Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.