Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dando um nó no Photoshop.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dando um nó no Photoshop.

Neste tutorial vou apresentar uma nova ferramenta do Pho­to­shop CS5, Puppet Warp, um recurso rápido, fácil e extremamente útil para executar pequenas distorções e ajustes em suas imagens.
Requisitos: Adobe Pho­to­shop CS5

Puppet Warp é uma ferramenta mui­to simples de usar e que permite fazer distorções mui­to interessantes: movimentar braços e pernas de uma pessoa, encurvar objetos da fotografia ou, como o escolhido para este tutorial, dar nó em uma corda.
Com a imagem escolhida aberta no Pho­to­shop, retire seu fundo, em caso de fundo simples, ou faça a seleção do objeto da imagem que você pretende distorcer. Para utilizar o Warp é necessário fazer uma seleção precisa daquilo em que se pretende mexer e para isso você pode utilizar as ferramentas Pen Tool e Refine Edge. É claro que isso não é uma regra. Você poderá utilizar qualquer uma das ferramentas de seleção do Pho­to­shop que mais se adequem ao tipo de imagem e seleção escolhida.
Eu escolhi a imagem de uma corda sob um fundo branco, mui­to simples de retirar.
Para se­le­cio­nar somente a corda, utilizei a ferramenta ­Quick Se­lec­tion Tool clicando sobre o fundo branco. De­pois de se­le­cio­nar o fundo, inverta a seleção (Menu Select > Inverse ou pelo atalho Cmd / Ctrl + Shift + I). Você pode melhorar essa seleção ini­cial clicando no botão Refine Edge.
Com o Refine Edge podemos aper­fei­çoar e corrigir nossa seleção da melhor forma possível. Experimente todos os ajustes para encontrar a melhor seleção para seu objeto. Outro ponto interessante do Refine é o fato de ele dar opções de saí­da para a seleção. Você poderá salvá-la com um nova camada, nova máscara e novo layer com máscara, entre ou­tros. De­pois de refinar sua seleção, escolha no Output to a opção New Layer.
Desse modo, você terá a seleção do objeto salva em uma nova camada.












Temos, então, duas camadas distintas, uma com a imagem original e ou­tra só com aquilo que se­le­cio­na­mos da imagem. Vamos aplicar o Puppet Warp nesse novo layer. Com a camada se­le­cio­na­da, vá em Edit > Puppet Warp para abrir a ferramenta. Quan­do estiver ativo, o Warp cria­rá uma malha sobre a imagem se­le­cio­na­da.







Agora, basta aplicar os pontos que nos permitem manipular e distorcer os objetos. Eles vão fun­cio­nar como pontos de articulação. Por isso, para curvar ou dobrar o objeto, você precisará ­criar pelo menos dois pontos. Distribua-os de modo a conseguir o melhor arranjo para a distorção que se pretende fazer na imagem.





De­pois de ­criar os pontos, comece a fazer as distorções. Você pode movimentar os pontos clicando sobre eles e arrastando-os. Você pode selecionar mais de um ponto para arrastar. Para isso, use a tecla Shift. Para girar os pontos, basta clicar sobre um deles e pres­sio­nar a tecla Alt. Com esses comandos simples é possível distorcer a corda até fazer um nó.






Existem também os comandos na barra de pro­prie­da­des que ajudam na hora de fazer a distorção, principalmente o Ex­pan­sion, que au­men­ta a área de in­fluên­cia de um ponto sobre a imagem, e o Pin Depth, que organiza a sobreposição de partes da imagem. Com ele é possível en­viar para frente e para trás a parte da imagem do ponto se­le­cio­na­do. Utilizei o Pin Depth para organizar as pontas da corda, de modo a dar rea­lis­mo ao nó que ­criei.



De­pois de distorcer a imagem, basta pres­sio­nar Enter para que a distorção seja aplicada à imagem original. Pronto! Nó fei­to no Pho­to­shop.

Por Thiago Justo (instrutor de pré‑impressão da Escola Senai Theobaldo De Nigris) - Revista Tecnologia Gráfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.