Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Criatividade: Fundamental para a vida

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Criatividade: Fundamental para a vida


Alguém vai dizer: “criatividade é coisa de publicitário!”. Bom, claro que é. Mas você sabia que a criatividade não só pode como deve ser usada em todas as áreas da sua vida? É verdade. Se você começar a treiná-la no seu dia-a-dia vai ver que tudo vai ficar bem melhor.

Mas, o que é pensamento criativo? Bem, não existe apenas uma definição. Basicamente, pensar criativamente é pensar muitas vezes em coisas “absurdas”, que fogem um pouco daquele padrão chato e antigo cheio de regras enlatadas. Criatividade é a fuga das regras. Pensar diferente. Resolver problemas de um jeito que ninguém pensou que pudessem ser resolvidos de tal forma.

Alguém chega e diz: “resolva o problema dessa forma”, e muitas vezes você vai lá e resolve assim. Só que muitas vezes existem maneiras muito melhores de resolver tal problema. Pare e pense: “deve existir uma maneira muito melhor, mais criativa, mas eficaz de resolver isso”. E a ideia inovadora aparece. Se der certo, vai te dar crédito pelo que você fez.

Mas, com tantos problemas para resolver no dia-a-dia, como eu vou fazer para ter criatividade? Existem algumas técnicas muito importantes para nos ajudar no processo de criatividade. Essas técnicas não ajudam somente na criatividade, mas na vida como um todo, pois são exercícios importantes para o lado profissional e também para a vida pessoal.

Em primeiro lugar, se quiser ser criativo, observe tudo e todos. Tudo que está à sua volta vai te ajudar a ter ideias. Todas as pessoas têm características específicas (sim, ninguém é igual a ninguém) que irão te ajudar em pensamentos diferentes, ou seja, criativos. Você vai começar a ter um repertório, uma cultura muito maior, e poderá usar isso na resolução de problemas ou na criação de algo inovador.

Tem gente que funciona melhor sob pressão e outros não. A criatividade é algo que funciona (normalmente) muito melhor quando não há um compromisso de cumprir prazos, por exemplo. Pessoas te pressionando vão fazer com que se crie um bloqueio na sua mente, o impedindo de criar verdadeiramente. Relaxe. Pense em outra coisa. É o melhor a se fazer nesse momento.
Aí você diz “sim, mas eu tenho prazos a cumprir, como eu faço?”. Realmente, nós não temos mais muito tempo para as coisas. Mas temos de aprender a conviver com isso. Relaxe um pouco e dê uma volta, não pense que está perdendo tempo. Na verdade estará ganhando tempo. Parece clichê, mas é verdade, as ideias aparecem quando menos se espera. Forçando a sua cuca você não vai conseguir nada.

Uma técnica que pode também ajudar é a produção de um mapa de ideias. Basicamente, escreva algumas palavras que têm a ver com o que você está tentando criar e anotar ao lado dessas palavras, como num diagrama mesmo, outras palavras, sentimentos ou pensamentos que se relacionam a ela. Vamos usar a palavra “coração” como exemplo. Que palavras estão relacionadas com “coração”?

1. Amor.
2. Paixão.
3. Saúde.
4. Veias.
5. Sangue.
6. Corrente sanguínea.
7. Prática de esportes.
8. Alimentação saudável.
9. Exames periódicos.
10. Emoção.
11. Deslumbramento… e muitas outras palavras.



Vamos montar uma frase de exemplo, baseada nesse mapa.
“Academia X-Sports. Para quem tem esporte no sangue”.
Ou:
“Se você tem o esporte em sua corrente sanguínea, venha ser mais saudável na Academia X”.
Vá além. Pegue cada palavra dessas que você descobriu e faça um mapa específico para cada uma delas. Assim, o seu leque de opções se abrirá muito mais. 

Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.