Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Conheça os termos mais “manjados” no currículo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Conheça os termos mais “manjados” no currículo

Por Talita Abrantes, EXAME.com

Pesquisa mostra quais as frases mais usadas em currículos mas que, no fundo, não expressam nada para o recrutador

São Paulo – Regra de ouro para ter um currículo matador? Seja objetivo, sempre. Apesar disso, muita gente por aí sucumbe a um ou outro clichê, muitas vezes sem se dar conta disso.

Em pesquisa recente, a consultoria de recrutamento OfficeTeam listou os termos mais usados em currículos, mas que, na prática, não dizem nada para o recrutador, segundo 1.500 executivos entrevistados pela consultoria. Confira: 


Termos mais usados e que dizem muito pouco

- Altamente qualificado
- Esforçado
- Trabalha em equipe
- Solucionador de problemas
- Flexível
- Sociável
- Proativo

Em comum, todos estes conceitos são vagos e pouco precisos. Por mais bonitos que pareçam no papel (logo abaixo do seu nome), eles não diferenciam a sua trajetória profissional, quem você é e o que construiu na carreira até agora daquilo que os outros candidatos têm a oferecer.

Todo mundo pode dizer, por exemplo, que é altamente qualificado. Mas o que determina, realmente, a sua qualificação é a qualidade dos cursos que participou ou a maneira como exerceu cada atividade ao longo da sua carreira, por exemplo. Da mesma forma, dizer-se esforçado é fácil. Difícil é mostrar resultados que comprovem isso. E por aí vai. 

A dica é fugir dos adjetivos e se apegar aos dados e fatos que compõem a sua carreira. São eles que irão levar o recrutador à conclusão de que você pode ser descrito como uma pessoa cheia destas qualidades. 

Veja as dicas do OfficeTeam para deixar isso claro na entrevista de emprego. No currículo, a dica é ser conciso e se ater apenas aos dados mais relevantes que expressem seus atributos.

1 - Em vez de dizer que é altamente qualificado, mostre que você tem condições para responder às demandas do cargo em questão. Como? Através de fatos que mostrem como suas habilidades foram importantes para a execução de uma tarefa e os cursos relevantes que você já fez. 

2 - Quais são os fatos que provam que você é esforçado? Você cumpre todos os prazos? Extrapola o que está no job description? Se sim, conte para o recrutador com exemplos. 

3 - Sabe trabalhar em equipe? Então, procure exemplos ao longo da sua carreira que mostrem como uma parceria ajudou o seu trabalho sair do papel. 

4 - A melhor maneira de mostrar que é um exímio solucionador de problemas é contando como protagonizou a resolução de um desafio difícil em experiências profissionais anteriores. 

5 - Convidar todo mundo para um happy hour ou montar o amigo secreto do departamento não são indícios de que você é um profissional sociável. Explore exemplos que mostrem como você conseguiu influenciar outras pessoas no trabalho – mesmo sem ser o chefe. 

6 - Proatividade é uma palavra de ordem dentro das corporações. Mas quando você reagiu instantameamente a uma situação sem esperar que seu chefe pedisse isso? Quando propôs ideias relevantes para melhorar um processo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.