Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A importância do SKETCHBOOK

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A importância do SKETCHBOOK

Sketchbook: Primeiro no papel, depois no digital
Você é designer? Se sim, deve ter ouvido muito falar dos sketchbooks. Eles nada mais são do que um tipo de bloco de notas. Mas, específico para desenhar. Podemos desenhar neles figuras, imagens, diagramas com projetos de web sites etc. Ainda assim, existem pessoas que fazem a arte e/ou diagramação de um material gráfico ou projeto de web site diretamente no computador. Mas acredite, usar o sketchbook é bem melhor.

Por quê?

Porque tudo o que formos fazer precisa de planejamento. O desenho à mão ainda traz mais mobilidade, mais liberdade do que desenhar diretamente no computador. É muito mais fácil planejar tudo direitinho para que, na hora de colocar o produto final em prática, tudo funcione como o esperado.

Autor da imagem: Wagner Muniz
Por mais que você seja um excelente designer, como nenhum outro, o computador traz limitações à criatividade e à liberdade. É muito mais fácil você adaptar algo que você criou “organicamente” (com papel e lápis) para o computador. Obviamente que o seu desenho não ficará exatamente igual ao do papel, mas a ideia não é que fique, e sim, que você transfira algo “orgânico” para o digital.

Não é preciso saber desenhar, a intenção é fazer apenas uma espécie de rabisco mesmo. 

Ele vai te ajudar a administrar melhor o espaço disponível. Quando você for fazer o layout no computador já terá a forma do que quer definida. Muito mais simples e fácil.

Se você nunca tentou fazer um desenho no papel do seu design, tente. Você vai perceber o quão mais fácil e melhor ficará o seu trabalho finalizado. 


Fonte: Por Alexandre Bigaiski da Gráfica CDC

2 comentários:

  1. Porque não me creditaram? Pelo desenho do ciclop?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner!

      Não sabíamos quem era o autor, pois esta imagem foi obtida a partir do Google. Desculpe-nos a nossa falha. Estamos reparando o erro na postagem e incluindo também o link do seu blog, que por sinal está muito bom. Se não se importar, gostaríamos de postar futuramente alguns artigos sobre os seus posts, sem esquecer de mencionar a fonte, é claro. Gratos pelo seu contato.

      Excluir

Deixe o seu comentário.