Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Passeie pelo Monte Everest em fotografia interativa com 3,8 bilhões de pixels

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Passeie pelo Monte Everest em fotografia interativa com 3,8 bilhões de pixels

Glacier Works
Se você adora apreciar belas paisagens, mas não faz o tipo "super aventureiro", provavelmente vai gostar muito do novo projeto do fotógrafo e alpinista David Breashears. Ele promete aos internautas um passeio mais íntimo pelo gigante Monte Everest sem precisar sair da frente do seu monitor.
Segundo David, o 'Glacier Works' vai permitir uma visão bem próxima da montanha por meio de uma imagem interativa que deve ser lançada nos próximos meses. As fotografias com muitos e muitos gigapixels (estima-se 3,8 bilhões de pixels) de resolução vão fazer o internauta experimentar as geleiras "de perto e com extrema precisão", segundo um post da página do projeto no Facebook.
David começou o projeto em 2007, e a ideia não é apenas trazer fotografias bonitas para as pessoas, mas também  comparar imagens atuais da montanha com fotos tiradas há décadas, para mostrar como a paisagem mudou com o aquecimento global.

Everest antes e depoisGeleira de Rongbuk na encosta norte do Monte Everest (Imagem: Reprodução / Glacier Works)
O projeto final será feito com base em mais de 400 fotos individuais, cada uma tirada com uma lente de 300mm, explica David à NPR (National Public Radio). Quando estiver pronto, será possível ampliar a imagem o suficiente para praticamente entrar num mosteiro tibetano ou na tenda de um alpinista.
O fotógrafo também explicou à NPR que até mesmo ele, que já escalou a montanha gigante cinco vezes, ao examinar as imagens de alta resolução que conseguiu tirar, percebe coisas que nunca tinha notado antes, especialmente no que diz respeito à forma como a mudança climática afetou o local.
"Quando eu estou sem fôlego, aos 18 ou 19 mil pés, gravando as imagens, tenho pouco tempo para estudá-las e aprender com isso, e é claro que meus olhos não podem focar tanto quanto essas lentes podem", explica David.

Alpinista no EverestEsta é a vista da aproximação do ponto em destaque na imagem abaixo

Everest
FONTE: http://canaltech.com.br/noticia/fotografia/Monte-Everest-em-fotografia-interativa-com-38-bilhoes-de-pixels/#ixzz2HwvRBqeJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.