Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Morre o sobrevivente mais novo da lista de Schindler

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Morre o sobrevivente mais novo da lista de Schindler


Leon Leyson foi o mais novo dos 1.100 judeus salvos por Schindler durante o nazismo na Polônia
Foto: AP
Leon Leyson foi o mais novo dos 1.100
judeus salvos por Schindler durante
o nazismo na Polônia 
AP
WHITTIER, Estados Unidos - Leon Leyson, o mais novo dos 1.100 judeus salvos por Oskar Schindler durante a era nazista na Polônia, morreu aos 83 anos, na Califórnia. Sua filha, Stacy Wilfong, informou à mídia local que sofria de um linfoma e faleceu no último sábado.
Leyson tinha quase 10 anos quando a Alemanha invadiu a Polônia em 1939. Seis meses depois, sua família foi transferida para um gueto em Cracóvia. Ele perdeu seus dois irmãos durante o Holocausto, mas foi protegido por Schindler enquanto trabalhava em sua fábrica. Um dos irmãos fugiu para a vila da família e morreu em um massacre de seus 500 habitantes. O outro, que tinha 16 anos, foi deportado do gueto para um campo de concentração.
Leyson estava fraco de tanto passar fome, então Schindler dobrou sua alimentação. Ele também colocou a mãe de Leyson e os irmãos sobreviventes em sua lista. Apelidado de “pequeno Leyson”, ele era tão miúdo que conseguia entrar em uma caixa para operar o maquinário.
Ele se mudou para os Estados Unidos em 1949 e deu aulas na escola Huntington Park de ensino médio por 39 anos. O sobrevivente raramente falava de suas experiências de guerra.
- A verdade é que eu não vivo minha vida na sombra do Holocausto - disse ele em 1997. - Eu não dou aos meus filhos um legado de medo. Eu dou a eles um legado de liberdade - acrescentou.
Em 1993, no entanto, foi lançado o filme “A lista de Schindler”. Após o sucesso da produção, ele começou a ir a público e contar sua história nos Estados Unidos e no Canadá.
- Toda vez que ele conta sua história nunca usa resumos, ele nunca fala as coisas duas vezes. Sempre vem da cabeça e do coração - disse Marilyn Harran, seu amigo e professor de estudos religiosos da Universidade Chapman. - Ele fez as pessoas a desejarem ser melhores, para relembrar não só do Holocausto, mas que elas nunca podem ser indiferentes - completou o professor.
Leyson viu Schindler pela última vez em 1974, em uma visita a Los Angeles pouco antes de morrer. Leyson estava com um grupo de judeus que foram ao aeroporto recebê-lo. Antes que se apresentasse, Leyson ouviu: - Eu sei quem você é. Você é o pequeno Leyson - disse Schindler.

FONTE: G1 - Globo em http://oglobo.globo.com/mundo/morre-sobrevivente-mais-novo-da-lista-de-schindler-7290001#ixzz2HyhFN0OS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.