Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Diga olá para o novo Google Chrome beta, porque ele pode ouvir você

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Diga olá para o novo Google Chrome beta, porque ele pode ouvir você


Comandos por voz são tendência nos smartphones há algum tempo, mas eles não estão contentes em ficar só nos celulares. A mais nova versão do Chrome Beta introduz uma API de voz na web, o que pode significar um futuro mais falante em breve.
O Google já havia implementado em 2011 um recurso de HTML que reconhece sua fala – inclusive, você pode usá-lo ao fazer buscas em google.com, clicando no ícone do microfone.
O que mudou? É que com o Web Speech API, o reconhecimento de voz faz a transcriçãoenquanto você fala – não precisa dizer tudo de uma vez. Além disso, ele reconhece comandos como “ponto”, “vírgula” e “novo parágrafo” – pelo menos na versão em inglês. É como a função Ditado presente no Android 4.x, também usada no Google Now. (Vale lembrar que o Now pode aparecer no Chrome em breve.)
Por enquanto, o Google tem uma demonstração onde você pode ditar pequenas mensagens para o seu navegador. A funcionalidade é promissora, mas o seu verdadeiro potencial está nas mãos dos desenvolvedores, que podem usar a API em JavaScript para implementar voz em webapps.
Se você quiser experimentar, é só baixar a versão beta do Chrome aqui. Depois basta gritar com seu computador um pouco até você se cansar da demonstração, e então esperar os desenvolvedores usarem isso para mais coisas legais.
Entre as outras novidades, temos o bloqueio de extensões que você não instalou (com o aviso abaixo), já que alguns programas colocam extensões no Chrome sem perguntar a você; uma nova página inicial com uma grande barra de buscas (abaixo) para usuários selecionados; e uma engine JavaScript mais rápida. [Google via The Next Web]
Sideload-wipeout-final-3
 FONTE: GIZMODO - BRASIL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.