Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O mundo irá acabar amanhã?

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O mundo irá acabar amanhã?

Esta sexta-feira (amanhã 21/12/2012) é aguardada em diversas partes do mundo. E não é por causa da chegada do final de semana. Muito pelo contrário: previsões apontam que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012. A catástrofe é a conclusão de teóricos que interpretam como o fim dos tempos o término do calendário maia nesta data. 

Não há registro do dia 22 de dezembro de 2012 no calendário dos maias – povos indígenas que ocupavam o sul do México e outros países da América Central, entre o ano 2000 antes de Cristo e o século 16.

Por isso, nos Estados Unidos, pessoas já estocaram água e comida, além de montar abrigos subterrâneos. No Brasil, comunidades esotéricas se preparam espiritualmente no Vale do Paraíso, em Goiás, e em Canelas, no Rio Grande do Sul.

A grande mobilização se explica porque há outras teorias que pregam a extinção do planeta. Um livro de desenhos atribuídos ao profeta Nostradamus sinaliza o fim do mundo em dezembro de 2012.
Continuidade

Mas será mesmo que o mundo vai acabar amanhã? Se depender do Universo, a Astronomia garante que não. “Nada de anormal vai acontecer no céu. Não há qualquer possibilidade de o mundo acabar no dia 21”, afirma o astrônomo José Roberto de Vasconcelos Costa.

O presidente eleito da Sociedade Brasileira de Planetários (SBP), Alexandre Cherman, também ratifica a continuidade da Terra. “O alinhamento entre a Terra, o Sol e o centro da Galáxia acontece duas vezes por ano: em julho e em dezembro. Se esta teoria fosse verdade, o mundo já teria acabado faz tempo”, conclui.

Segundo ele, a cada 26 mil anos, repete-se o nível de inclinação da Terra durante a precessão – movimento vertical que altera o eixo de rotação do planeta.

“O atual nível de inclinação da precessão é, de fato, semelhante ao da Era do Gelo (quando parte da fauna e da flora foi extinta). Mas, mesmo na Era Glacial, o mundo não acabou nem a Terra ficou gelada do dia para a noite”, argumenta Cherman.

Crédulos

Mesmo com a garantia da comunidade científica de que o mundo não vai acabar, muita gente acredita no pior. É o que aponta enquete realizada em A Tribuna On-line.

Quase 20% dos internautas disseram crer que a Terra deixará de existir na sexta-feira, pois, “afinal, a história não surgiu do nada”. Mas, para cerca de 80%, “não, até a Nasa (agência espacial norte-americana) já desmentiu”.

A aposentada Elizabeth Car-rêga concorda com a maioria. Mas o professor Ederson Muniz confessa que a divulgação de tantas teorias causa um clima de dúvida e temor.

Coletivo

A psicóloga Lumena Celi Teixeira explica que a expectativa vivida pelas pessoas que acreditam nas teorias que pregam o fim do mundo é intensificada por um importante aspecto do inconsciente coletivo. 

“O ser humano é regido por ciclos. E estamos fechando mais uma etapa no fim do ano. Naturalmente, é um momento em que esperamos uma transformação”, diz Lumena.

Ela coordena o Núcleo de Psicologia dos Povos Indígenas da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Unap). “Na verdade, a teoria apocalíptica é um interpretação equivocada do calendário maia”, afirma.

Segundo a psicóloga, ao contrário do calendário cristão – que tem 365 dias – o calendário maia tem 5.125 dias. O último deles, 21 de dezembro de 2012. “Então, esta data equivale ao nosso Réveillon. Portanto, apesar de significar o fim de um ciclo, não há nada de catastrófico”, garante Lumena.

Divino

Ela ainda destaca que o inconsciente coletivo aguarda por uma grande mudança.

“Vivemos um período de crise econômica, social e moral. As pessoas esperam que este cenário se transforme para melhor, nem que seja por meio de uma providência divina”, diz. 

Segundo astrólogo, o que acabará é o velho mundo

A Astrologia também não prevê o fim do mundo no próximo dia 21. “Anos anteriores tinham configurações celestes mais tensas. Em 2010, por exemplo, Plutão, Saturno, Urano e Júpiter mediam forças. Mas é indiscutível que o mundo e a humanidade passam por uma série de mudanças”, diz o astrólogo George Jorge.

No entanto, os aspectos tensos entre Urano e Plutão continuam. Por isso, agora, os astros sinalizam rompimentos bruscos com situações vigentes. 

“Haverá revoltas populares. Tensões econômicas e sociais que estavam abafadas tendem a explodir e sistemas políticos passarão por profundas transformações”, prevê.

A tensão entre os dois planetas indica problemas com a energia nuclear, as telecomunicações e a informática, afirma Jorge. “A humanidade estará caminhando para uma nova ordem. Mudanças serão necessárias dentro dos nossos padrões de comportamento e de consumo”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.