Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - O ciclo do papel

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - O ciclo do papel



     O ciclo de vida do papel tem início muito antes de adquirir o seu aspecto final - o de papel pronto a utilizar. Na verdade, o seu ciclo de vida tem início na matéria prima que lhe dá origem: a árvore. E, ao contrário do que muitos pensam, a vida do papel não termina depois de ser utilizado: o papel é um produto que pode ser reciclado várias vezes, sendo os papéis usados uma importante fonte de matérias primas.
     O papel é um produto natural obtido a partir de recursos renováveis. O seu ciclo de vida tem início quando se plantam árvores destinadas a serem utilizadas pela indústria papeleira, de acordo com uma política de Gestão Florestal sustentada. 
     Estas árvores, depois de colhidas e cortadas, são descascadas e estilhaçadas para serem cozidas, dando assim forma à pasta de papel. Tem então lugar o fabrico do papel propriamente dito. A pasta é introduzida no pulper, juntamente com outros elementos, formando a folha de papel em bobine. É nesta fase do processo que podem ser introduzidos os papéis usados que, depois de seleccionados e triados, são adicionados à pasta de papel. Assim nasce o papel que, consoante a quantidade de fibras recuperadas e fibras virgens presentes na sua composição, apresenta características distintas. Na verdade, existem 57 categorias de papel diferentes.
     Depois de fabricado, o papel é transformado de acordo com as utilizações que vai conhecer: desde simples folhas de papel até envelopes, caixas e sacos, o papel conhece múltiplas funções. O papel assim transformado é depois utilizado pelo consumidor final, que o introduz de forma quase maquínica e inconsciente no seu dia-a-dia. As revistas e livros que lemos, os bilhetes de cinema, as embalagens de leite e sumo, as caixas de sapatos e as embalagens de produtos alimentares são apenas alguns dos produtos que consumimos diariamente e nos quais o papel está presente.
     A vida do papel não termina com a sua utilização, uma vez que o papel usado pode ser reciclado até 5 vezes. As fibras de papel recuperadas são reutilizadas no fabrico de novos produtos de papel, conferindo assim ao papel usado uma nova vida. Contudo, e para que a reciclagem seja uma realidade, a colaboração dos consumidores é fundamental - na prática, a reciclagem tem início na separação doméstica das embalagens usadas. A reciclagem de papel usado poupa recursos naturais e contribui para a defesa do meio ambiente. Papel reciclado não é sinónimo de papel sem qualidade - é antes um sinal de qualidade de vida. Recicle: o seu papel é essencial!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.