Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: NO MUNDO DOS LIVROS

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NO MUNDO DOS LIVROS

  Uma viagem maravilhosa pelo mundo dos livros

Uma boa história é uma viagem que você recordará para o resto de sua vida. Um bom livro é aquele que, quando termina, a gente morre de saudade dos seus personagens.


Tem muita menina que acha que ler um livro é apenas uma tarefa de escola. E chata ainda por cima, igual a tomar um remédio amargo que temos de engolir para melhorar de uma doença. Ou, pior ainda, entende o ato de ler como castigo.
Se você é desse time, está na hora de pensar nos livros de outra maneira. Comece agora. Por exemplo: você já imaginou como seria sua vida se fosse uma princesa indiana, ou uma artista de circo chinesa, uma bailarina russa ou mesmo uma bióloga brasileira em plena floresta amazônica procurando uma espécie rara de colibri? Ou tudo isso sem sair do lugar?

O mundo real do faz-de-conta

Não. Isso não é truque nem propaganda enganosa. Um livro pode trazer a você a fantástica possibilidade de viver milhares de vidas diferentes da sua, conhecer pessoas incríveis, “sentir” aromas e gostos que nunca experimentou antes, visitar lugares fabulosos, dar muita risada ou soltar o choro de emoção cada vez que “entra” de coração e mente no enredo de uma boa história.
Isso para não dizer que você participa ativamente da história usando apenas sua imaginação. Para entender melhor o que a gente está dizendo, feche os olhos e imagine como seria o príncipe encantado que dançou com a Cinderela no baile. Pense em como seria o rosto dele, a cor dos olhos, o som da voz, o modelo de roupa. Crie o seu príncipe, à sua moda, e o descreva em uma folha, com todos os detalhes. E peça às suas amigas que façam o mesmo. Depois, cada uma diz como imaginou o seu. Com essa brincadeira, vocês poderão perceber que cada uma cria sua própria imagem do personagem, usando a fantasia e as pistas que o autor do livro vai “semeando” ao longo da história.

É pequeno e por tátil

• O livro é portátil, cabe na mochila e dá para levar a qualquer lugar. Daí, você não precisa mais se aborrecer enquanto espera na sala do dentista ou na fila do ônibus. 
• Além de ser uma diversão para todas as horas e lugares e ajudá-la a “viajar” sem precisar de malas ou passaporte, o livro permite que você retome a leitura ou releia suas páginas quantas vezes quiser se não entendeu. 
• Outra coisa: não precisa ficar presa em casa para não perder a continuação da história empolgante. Você pode descobrir quem é o fantasma misterioso que assombra a galera do colégio (muito parecido com o seu) sem ter de esperar o horário da novela. 
• Quem gosta de ler escreve e fala melhor. Isso porque a leitura amplia o vocabulário e ajuda a expressar os sentimentos e o pensamento com mais clareza. Uma boa história de uma personagem parecida com você, por exemplo, pode ajudá-la a entender mais sobre si mesma e a identificar sentimentos que já experimentou, mas não sabia definir.

Os sete mais

Então, depois de tudo isso, o que está esperando para embarcar nessa aventura sem fim? Se não tem idéia por onde começar, a Atrevidinha fez uma lista de livros com histórias maravilhosas que encantaram meninas de todo o mundo durante várias gerações e que continuam deixando saudades dos personagens quando o livro termina. Se você não quiser nenhuma sugestão nossa, pergunte à sua mãe de qual livro ela mais gostou quando tinha a sua idade. E comece por ele.

O Menino no Espelho — Fernando (que vem a ser o próprio autor) vive no livro aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, fica invisível, encontra-se com Tarzã e Mandrake. 
Autor: Fernando Sabino, Editora Record.
Pollyana — O livro conta a história de uma menina órfã que vai morar com a tia.
Autora: Eleanor H. Porter, Editora Scipione.
O Diário de Anne Frank — Uma adolescente na época da Segunda Guerra Mundial teve de se esconder com sua família em um sótão para não perder a vida em um campo de concentração. 
Autora: Anne Frank, Editora Record.
Meu Pé de Laranja Lima — Conta a história do pequeno Zezé, um menino pobre que conversa com um pé de laranja-lima do seu quintal e estabelece uma bonita amizade com um velho português que ele chama de Portuga. 
Autor: José Mauro de Vasconcellos, Editora Melhoramentos.
Os Meninos da Rua Paulo — Conta a história de dois grupos de garotos húngaros que disputam um terreno baldio para brincar. É um livro que fala de amizade, lealdade e liberdade. 
Autor: Ferenc Molnár, Editora Cosac Naify.
As Aventuras de Tom Sawyer — Tom é um garoto que vive com a tia Polly e seu irmão, Sidney, numa pequena cidade às margens do Rio Mississippi, nos Estados Unidos, e se mete em aventuras incríveis com seu amigo Huckleberry Finn. 
Autor: Marck Twain, Editora Scipione.
Beleza Negra — Conta as aventuras e desventuras de um lindo cavalo inglês que, depois de trocar de dono várias vezes e sofrer nas mãos de pessoas cruéis, resolve escrever sua autobiografia. 
Autora: Anna Sewell, Editora Companhia das Letrinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.