Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Faturamento menor com as eleições

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Faturamento menor com as eleições

Setor gráfico abalado

As eleições ajudam a movimentar a indústria gráfica, mas os resultados estão longe do que era no passado, antes das restrições impostas pela lei eleitoral. O diretor do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado, Fred Fernandes, informa que os resultados desse ano não foram nem 10% do que eram no passado. Isso sem falar nos calotes eventuais... O mercado gráfico passa por um momento de adaptação. E, mesmo com o aquecimento ocorrido no segundo semestre, a expectativa é de um ano sem crescimento e com algumas empresas em dificuldades.

Mercado Regional

Apesar das queixas da indústria gráfica, a atividade no Nordeste tem apresentado uma perspectiva maior de crescimento que a média do País. No Ceará, por exemplo, o setor enfrenta a concorrência de estados vizinhos que conseguiram montar empresas com marcas fortes, com tradição de produtos com qualidade diferenciada.

No Brasil, a concorrência é ainda mais pesada. O problema é o produto chinês: selos, Bíblias e várias outras publicações passaram a ser impressas na China, gerando desemprego no parque gráfico nacional. O empresário Claudilei Sousa informa que os preços dos produtos chineses representam, muitas vezes, 30% da média cobrada no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.