Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Por que faz bem comer em horários regulares

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Por que faz bem comer em horários regulares

COMECE O DIA COM UM BOM CAFÉ DA MANHÃ (FOTO: PEXELS)

Muitos especialistas costumam mencionar hábitos dos nossos antepassados para indicar como ter uma vida mais saudável. Mas se na Pré-História humanos não se sentavam para almoçar em um horário certinho todos os dias, por que nós deveríamos? Bem, a resposta está na forma como o nosso corpo funciona.

Comer em horários irregulares interrompe nosso ritmo circadiano — o que, por sua vez, perturba todo o resto. O ritmo circadiano é o período de 24 horas em que se baseia o ciclo biológico dos seres vivos, uma espécie de relógio interno. Dois novos estudos do King\'s College London publicados no periódico Proceedings of the Nutrition Society e repercutidos pela revista Fast Company examinaram a literatura existente sobre o tema. Ambos descobriram que comer regularmente faz uma grande diferença para nossa saúde.

Como muitos dos processos relacionados à alimentação são controlados pelo ritmo circadiano (apetite, digestão, metabolismo de gordura), ele tem uma função muito importante. Comer refeições irregulares pode interromper esse sistema que controla os nossos processos nutricionais.

Essa interrupção tem sérias consequências. Segundo um dos estudos, profissionais que trabalham por longos turnos alternados (ou seja, têm um horário não regular) "apresentam um risco maior de uma série de doenças, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica". Outro problema pode ser o "jet lag social", quando nosso relógio interno não combina com nosso relógio social. Isso pode levar à obesidade.

Uma vez que interromper o ritmo circadiano é ruim para a saúde, "pular refeições" também é. Não só perturba seus mecanismos nutricionais, como faz você comer de um jeito ruim. Se você pular o café da manhã, por exemplo, está mais suscetível a cair na tentação de comer uma besteira antes do almoço e engoli-la de uma só vez. O que nos traz a outro ponto: um aspecto da dieta mediterrânea que muitas vezes não se menciona é que as refeições geralmente são consumidas lentamente. Comer devagar é uma etapa importante.

Por fim, há o antigo ditado de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. O estudo mostra que a perda de peso e o nível de açúcar no sangue eram melhores em participantes que comiam mais calorias pela manhã. Mas embora grandes refeições à noite devam ser evitadas, o papel do café da manhã não é muito bem definido.

"Embora evidências sugiram que comer mais calorias no final da noite está associado à obesidade, ainda estamos longe de entender se a nossa ingestão de energia deve ser distribuída igualmente ao longo do dia ou se o café da manhã deve dar a maior contribuição", diz Gerda Pot, a principal autora do estudo.

Conclusão? Por enquanto, melhor começar o dia com um bom café da manhã (se não for possível, pelo menos não coma demais à noite), faça refeições regulares e com calma. Sim, tudo o que seus pais têm lhe pedido há anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.