Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 08 de Setembro Dia do Aniversário de Vitória e de São Luís

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

08 de Setembro Dia do Aniversário de Vitória e de São Luís

Vitória
A capital do Estado do Espírito Santo, é localizada numa ilha de mesmo nome e se caracteriza por sua beleza deslumbrante e sua modernidade. Seu encanto inspirou denominações como "Ilha do Mel", "Ilha de Santo Antônio", "Ilha de Nossa Senhora da Vitória", "Cidade Presépio" e "Delícia de Ilha".

Fundada oficialmente em 8 de Setembro de 1551, Vitória é uma das 10 cidades mais antigas do Brasil. Ao mesmo tempo, Vitória está se tornando uma cidade muito moderna e tem muito a oferecer: praias, vida noturna, bons hotéis de categoria internacional, excelentes restaurantes e um belíssimo shopping. Isso tudo faz da cidade um dos endereços da qualidade de vida no país.

O centro da cidade guarda muito de sua história nas construções coloniais, nos antigos fortes e igrejas e nas várias tradições seculares que são ainda hoje cultuadas pelo capixaba, como a torta típica de frutos do mar, chamada "Torta Capixaba" (a qual contém como ingredientes básicos : bacalhau, peixe e crustáceos), a popular banda de "congo" e artesanatos locais como as famosas panelas de barro.

Sua geografia é caracterizada por sinuosidades, recortes, afloramentos rochosos, encostas, baía e canal. Grande parte de seu charme e de sua beleza, entretanto, vem do fato dela ser a maior de um arquipélago de outras 33 ilhas.

A cidade é o centro da área metropolitana de mesmo nome e tem 1.3 milhões de habitantes, o que representa aproximadamente 40% da população total do estado do Espírito Santo.

O azul do mar e o verde das montanhas sob o brilho do nosso sol tropical constituem os ingredientes básicos da receita que produziu uma cidade que não poderia ter outro nome : Vitória!

São Luís
O Pólo São Luís abrange os municípios que compõem a Ilha,a capital São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, e a cidade Monumento de Alcântara.

São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, remetem qualquer pessoa a um passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.

Se a opção é a natureza, basta lembrar que São Luís está localizada numa ilha, cercada de belas praias. Ponta D'Areia, Calhau, Olho D'Água e Araçagy são algumas opções.

Um mergulho na história maranhense deve começar pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a Cafua das Mercês, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Artes Visuais e a galeria de arte Nagy Lajos. Instalado em um casarão do século XIX, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, também conhecido como Museu do Folclore e Arte Popular, possui um dos acervos folclóricos mais completos do País e é, sem dúvida, uma das visitas imprescindíveis para quem deseja conhecer a fundo o populário maranhense.

Por seu turno, a tradição católica portuguesa se revela em um conjunto de igrejas, onde se destacam a Igreja da Sé, que abriga o Palácio Arquiepiscopal; a Igreja de São João, onde estiveram os restos de Joaquim Silvério dos Reis; a Igreja do Desterro, construída a partir de uma ermida profanada pelos holandeses; a Igreja dos Remédios, exemplar de estilo gótico estilizado; Igreja de São Pantaleão, Igreja do Rosário, Igreja de Santana e Igreja de Santo Antônio, onde se originou, no início do século XVIII, o célebre processo movido pelos franciscanos contra formigas, acusadas de ataques à despensa e de ameaça à segurança do convento.

São Luís oferece várias praças no centro, com destaque para o Largo dos Amores (onde se ergue a estátua do grande poeta Gonçalves Dias), Largo do Carmo, Praça do Panteon, Benedito Leite e Odorico Mendes. São paradas obrigatórias as construções como a Fonte das Pedras, local onde acamparam as tropas de Jerônimo de Albuquerque; o Convento das Mercês, que abriga o Museu da Memória Republicana , e a Fonte do Ribeirão, com suas cinco carrancas de pedra, estátua de Netuno e galerias subterrâneas cuja utilização ainda divide opiniões e incendeia a imaginação popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.