Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas de como desenvolver novos e bons hábitos

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Dicas de como desenvolver novos e bons hábitos




Para criar um hábito, conte uma boa história

Se você quiser criar um novo hábito - de se exercitar, por exemplo - você diz algo tipo isso: 

"Vai ser muito bom, eu vou ficar em forma e meu corpo vai ficar incrível, vou ficar super saudável!" 

Isso é uma história que você está se contando. Não é real, mas tem um efeito tremendo para afetar seus sentimentos com relação ao seu hábito e para mudar sua ação. Você tem uma história positiva sobre o hábito e isso o motiva a agir. 

Mas talvez o exercício que você fez um dia tenha sido muito pesado e você não tenha curtido. Sua história pode mudar para algo do tipo: "Isso foi super difícil. Foi péssimo!" 

Sua história sobre o hábito já não é tão boa e você ficará menos entusiasmado em continuar o hábito a partir de então. 

Talvez você tenha perdido alguns dias de exercício porque estava ocupado. Sua história muda para: "Poxa, eu estraguei tudo, não sou tão bom nesse hábito o quanto queria. Por que não sou disciplinado?" 

A história não é muito boa. Agora você pode realmente tentar não pensar no hábito, e é mais provável que você pule o hábito a partir de então. 

A história que você conta para si sobre seu hábito importa mais do que a que as pessoas percebem. Então o segredo é modelar a história, seja seu próprio contador de história sobre hábito e crie uma história que fará com que seja mais provável que você se prenda a ele. 

Contando uma boa história 

A verdade é que nenhuma dessas histórias é realmente verdade. Elas são apenas narrativas que inventamos, em nossas mentes, sobre o que está acontecendo. A realidade é o que está acontecendo agora, e em um mundo "ideal" nós iríamos simplesmente deixar as histórias de lado e estaríamos presentes no momento, vivenciando a realidade como ela é. 

Mas esse mundo ideal não existe. Contamos histórias. É isso que fazemos. Então o segredo é perceber quando você está contando uma história negativa que irá lhe fazer desistir do hábito e, em vez disso, criar uma história que ajude mais. 

Tente isso: Pergunte-se como você se sente em relação ao hábito que está criando 

Você está animado com ele? Você está desencorajado? Está ansioso por ele ou está temendo? Sente-se bem fazendo ou está fazendo de forma péssima? É uma experiência maravilhosa ou está sendo um saco? Isso tudo é um indicador da história que você está contando para si. 
Comece a criar uma história melhor ao se concentrar nas coisas que você ama do hábito 

Você pode se concentrar no quanto você odeia o hábito ou você pode se concentrar no que você ama. É sua escolha. Procure coisas para apreciar do hábito. Olhe para seu sucesso e pense: "Cara, é incrível que eu fiz essas coisas". 

Isso não é dizer que você deve apenas ter pensamentos positivos e que deve ignorar os negativos. Mas se sua história está mais positiva do que negativa na balança, você será mais resiliente. Você será capaz de lidar com as coisas negativas com graça, porque você tem um sentimento positivo sobre o hábito. 

O exercício da história positiva 

Tente pensar sobre alguns dos seguintes pensamentos quando estiver trabalhando no seu hábito: 

- Isso me faz sentir forte/saudável/empoderado (ou algum outra característica positiva).

- Eu tenho orgulho de ter esse hábito.

- Eu tive grandes sucessos com isso.

- Estou aprendendo muito com esse hábito.

- Eu tive boas experiências com esse hábito.

- Tem algumas coisas animadoras dele que eu queria compartilhar com as pessoas.

- Eu posso desfrutar pequenas coisas desse hábito.

- Tem coisas que eu genuinamente amo desse hábito.

- Às vezes pode haver algumas dificuldades, mas com certeza vale a pena.

- Esse hábito está melhorando minha vida de diversas maneiras.

- Eu tenho sorte de ser capaz de fazer esse hábito.

- Tem coisas desse hábito que me deixam fazem aguardar com ansiedade.

- Eu deixei de fazer esse hábito algumas vezes, mas a longo prazo, não importa.

- Fazer esse hábito me deixa mais resiliente.

- Quando eu faço o hábito, eu me sinto realizado e satisfeito.

- Eu me sinto uma pessoa melhor quando eu faço esse hábito. 

Pense simplesmente em um desses toda vez que você fizer o hábito, imediatamente depois. E depois tente outro da próxima vez que fizer o hábito. 

Lentamente, com pensamentos como esses e outros que possa ter, você começará a ter uma história positiva sobre o hábito. 

E isso fará toda a diferença - você não apenas vai querer continuá-lo por mais tempo, como também vai apreciar toda vez que o fizer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.