Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 16 de Outubro - Dia da Ciência e da Tecnologia

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

16 de Outubro - Dia da Ciência e da Tecnologia

Para homenagear as grandes descobertas dos homens e também para incentivar novas descobertas científicas, no dia 16 de outubro comemora-se o dia da ciência e tecnologia.


Os homens, desde a idade da pedra, criam invenções que são consideradas tecnologia, pois servem para melhorar a qualidade de suas vidas, dando-lhes maior segurança e conforto.

Tivemos a invenção das primeiras armas, feitas com pedras, pedaços de madeira e ossos. Em seguida, a descoberta do fogo, que foi uma das maiores conquistas do homem, pois através do mesmo passou a cozinhar os alimentos, se aquecer, se proteger dos animais, sendo também a primeira forma de iluminação.

Mas a maior evolução foi o advento da roda, onde conseguiu técnica mais qualificada para locomover os objetos pesados, animais de grande porte já abatidos, vindo usá-la para a própria locomoção.

Homo sapiens sapiens & Galileu Galilei
Por sua curiosidade em criar e descobrir novas coisas, o homem nunca mais parou de inventar. Com isso, temos o mundo da pós-modernidade, com tantos recursos tecnológicos.

Em homenagem a tantas descobertas, o dia 16 de outubro foi escolhido como o Dia da Ciência e Tecnologia, a fim de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas.

Entre tantas descobertas e invenções, podemos destacar alguns objetos e cientistas que tornaram nossas vidas mais fáceis: Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone; Thomas Edson, inventor da lâmpada elétrica; Samuel Morse, que criou o telégrafo; Johannes Gutenberg, inventor da imprensa; dentre vários outros.

Porém, a afirmativa de que para se comprovar ciência é necessário testá-la, foi de Galileu Galilei. Atrás dessa ideia, veio então Albert Einstein, que publicou o primeiro trabalho científico, com o tema dos líquidos e os canudos. Antes dessa experiência, Einstein já tinha desenvolvido a Teoria da Relatividade.

Outros cientistas famosos que se destacaram foram Louis Pasteur, pela descoberta dos micróbios e Darwin, com a Teoria da Evolução.

No Brasil, podemos enfatizar Oswaldo Cruz, médico sanitarista que descobriu a vacina e Alberto Santos Dumont, inventor do 14-Bis.

A evolução da medicina é uma das maiores comprovações da tecnologia, as curas das doenças têm tido grandes progressos; temos hoje os estudos das células tronco, capazes de regenerar um corpo com moléstias. Além disso, a clonagem também foi uma comprovação de que a ciência não tem limites.

A tecnologia dos meios de comunicação chegou à globalização, onde podemos acessar o mundo todo através dos meios virtuais, reforçando a importância de tais avanços.

Com isso, temos maior praticidade e agilidade, mas tais evoluções têm trazido prejuízos à biodiversidade do planeta. Novas doenças têm aparecido, outras tem tido grande aumento no número de pessoas contraídas, e os cientistas ampliam suas pesquisas buscando amenizá-las.

A verdade é que quanto mais se estuda mais se descobre coisas novas. E o mundo se transforma através das alterações causadas pela intervenção do homem.

Publicado por: Jussara Barros no http://www.mundoeducacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.