Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 3 de outubro - Dia das Abelhas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

3 de outubro - Dia das Abelhas


As abelhas são insetos que pertencem a Ordem Hymenoptera, mesmo grupo das formigas e vespas. Elas são um dos insetos mais importantes para o homem pois seus produtos são de grande utilidade como o mel, o própolis, a geleia real e a cera.

Algumas abelhas não possuem ferrão e pertencem à família Meliponidae. Muitas espécies são criadas para a retirada de produtos como a abelha Jataí. Algumas das abelhas que amedrontam pessoas são as mamangabas, grandes e peludas. As espécies brasileiras são, na maioria das vezes, de coloração negra com áreas amareladas no corpo.

As abelhas pertencem à superfamília Apoidea que inclui mais de 20.000 espécies, divididas em 10 famílias. Existe uma variedade de cores e formas com tamanhos que variam de 2 a 39 mm de comprimento.

No Brasil existem dezenas de abelhas nativas, todas elas muito importantes nos ecossistemas como polinizadoras de diversas plantas.

Os nomes comuns variam de região para região e podemos citar alguns: Abelha-achopé, Abelha-africana, Abelha-europa, Abelha-brava, Abelha-cachorro, Jatai, Irapuá, Mombuca, Moçabranca, Mandaçaia, Uruçu, Jandira, Mirim, Mosquito, entre outros.


A família Apidae, uma das famílias de abelhas, é a única que apresenta espécies com comportamento eusocial ou verdadeiramente social, isto é, as abelhas apresentam três características determinantes como o cuidado com a prole, a sobreposição de gerações e uma casta reprodutiva. Assim, podemos encontrar dentro de uma colônia de abelhas, também chamada de colmeia, operárias, rainha, cria e reprodutores (em algumas épocas do ano). Entretanto, a maioria das abelhas é solitária, isto é, as fêmeas constituem seus próprios ninhos sem a cooperação de outras fêmeas.

Normalmente existe somente uma rainha em uma colônia. Ela é bem maior do que as operárias e zangões, sendo assim facilmente identificada. Possui movimentos mais lentos e está sempre rodeada por um número considerável de operárias que estão constantemente oferecendo-lhe alimento, a geleia real. A rainha que é responsável pela postura dos ovos, e os ovos fertilizados dão origem às operárias e dos ovos não fertilizados nascem os zangões (machos). Quando uma nova rainha é produzida na colônia a rainha mais velha mata-a, ou uma das duas deixa a colônia (normalmente a mais velha) com um grupo de operárias.

Em uma colmeia podem ser encontradas de 50 a 80 mil operárias. As operárias são responsáveis por todo o trabalho da colmeia tais como sua construção, alimentação da rainha, cuidado com a cria, limpeza e ventilação da colônia, defesa contra inimigos, coleta de pólen, néctar e água, produção de mel, própolis e geleia real. A longevidade de uma operária depende da temperatura e umidade ambiente, mas gira em torno de 30 a 50 dias.

A longevidade da rainha é longa, podendo viver de 3 a 4 anos. Após o declínio de sua fertilidade as operárias providenciam uma nova rainha, o que se faz alimentando-se uma larva com geleia real.

Fonte: www.pragas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.