Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de Outubro - Dia do Controlador de Tráfego Aéreo

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

20 de Outubro - Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


20 de Outubro foi institucionalizado como o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, porque foi a data em que foi decretada a sentença de morte contra um controlador considerado culpado de um acidente aéreo que vitimou cerca de duas centenas de pessoas como consequência de um erro humano.

O controlador de tráfego aéreo é uma profissão bastante exigente. Tornou-se uma das que o nível de responsabilidade no plano internacional é muito elevada, nomeadamente porque joga com vidas humanas.

A seleção e a preparação dos profissionais são rigorosas.

Devem beneficiar de cursos de atualização e superação constantes, a fim de estarem física, psicológica e intelectualmente preparados para a árdua tarefa.

Os meios e sistemas disponibilizados e que estão a ser constantemente aperfeiçoados na perspectiva de aumentar a segurança desempenham um papel importante.

Regra geral a atividade dos controladores aéreos é pouco visível, mas esses quadros fazem parte da espinha dorsal dos Serviços de Navegação Aérea.

Trabalham em colaboração estreita com outros técnicos para garantir eficiência e segurança no movimento das aeronaves em terra e no ar. A segurança dos voos sob a sua responsabilidade é a principal responsabilidade do controlador aéreo.

Ao mesmo tempo, deve fazer com que o fluxo do tráfego aéreo seja ordenado e relativamente rápido, trabalhando com os pilotos das aeronaves e outros técnicos do ramo aéreo.

Fonte: www.correiodasemana.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.